.

Abril/21 Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

A GNR/Escola Segura e as suas mascotes vieram à nossa escola para uma ação Laço Azul - Sensibilização para a Prevenção dos Maus-Tratos Infantis.
História do Laço Azul.
O laço azul é o símbolo da luta de uma avó, Bonnie Finney, contra os maus tratos que os seus netos foram alvo: A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.
E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.
Sensibilizados com esta história os alunos do 4ºA da Escola do Alto da Peça e os alunos da turma do 3º ano da Escola Maria Margarida Rodrigues construíram dois laços azuis para colocar na escola em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil.


© 2021 Agrupamento de Escolas de Alcabideche. Todos os Direitos Reservados.